quinta-feira, 27 de junho de 2013

Entrevista exclusiva - Vanessa Pereira a melhor jogadora de futsal do mundo "Quem acredita sempre alcança"

Confira a entrevista exclusiva da melhor jogadora de Futsal do mundo, Vanessa Pereira, 25 anos, a atleta do Unochapecó/NTozzo/Aurora de Santa Catarina que coleciona muitos títulos no decorrer de sua carreira,  é considerada pela terceira vez consecutiva a melhor atleta de futsal do mundo pelo portal referência do futsal mundial o Futsal Planet, nesta entrevista você poderá conhecer um pouco mais sobre esse grande exemplo de força e garra e humildade. Acompanhe.



...Nunca deixem de acreditar que tudo pode ser possível se fizermos o correto e se for da vontade de Deus… aprendi que devemos escutar a todos, porque é aí que aprendemos algumas lições, e nunca deixem de lado os valores que aprenderam em casa e vão aprender com as pessoas e a vida, porque são esses que vão te levar pelo melhor caminho. Nunca pise em ninguém e acredite que é melhor que todos, sejam pacientes, corajosos, persistentes e nunca desistam mesmo que vá surgir inúmeros obstáculos pelo caminho!, esses irão te deixar mais fortes ainda...

Dridiniz -  Nos conte como foi sua paixão pelo futsal? Quando começou e como foi?
Vanessa -  Sempre acreditei que minha paixão e amor pelo futsal já veio no sangue. Morei 14 anos dentro da escola chamada Adelaide Maciel em Patos de Minas, onde disponibilizou para meus pais um espaço para morar, pois não tínhamos condições financeiras favoráveis naquela época. Sendo assim, tínhamos acesso a tudo e principalmente as quadras, já que também meu pai ajuda nas escolinhas. No período que meus pais e minha irma mais velha trabalhavam e a do meio estudava, os professores de educação física me pegava em casa e me levava para as quadras, ali eu tinha todos os esportes e quando eu digo que o futsal já estava no sangue, é que quando cheguei ao período de entender o que queria, era sempre o futsal que eu olhava com um brilho maior. E aos cinco anos de idade um amigo chamado Cicinho me pegava em casa e me levava para rua, para as quadras e me ensinava, chute, drible e passe, e hoje ele comenta que todas as vezes que rolava a bola pra mim, eu nunca peguei com a mão, sempre chutava, depois disso, entrando em escolinhas, participando de torneios e assim chegando onde estou hoje!


No início da sua carreira alguma pessoa te influenciou?
R: Meu pai, meu amigo Cicinho, e os professores de educação física do meu colégio sempre me apoiaram!

Você foi eleita três vezes consecutiva a melhor jogadora do mundo pelo Futsalplanet? Como você se sente?
R: Me sinto uma das pessoas mais realizadas do mundo, pois você ser a número um naquilo que você faz, só te mostra que você está no caminho certo, e esse caminho que por muitas vezes não somos valorizadas como queríamos, em termos de divulgação, visibilidade e retorno financeiro comparado a algumas modalidades, nos deixa em dúvida se é isso que vale a pena, porém eu me sinto feliz, orgulhosa e realizada por tudo isso e acreditando quando coisas assim acontece que estou no caminho certo!


Sendo considerada a melhor do mundo, como isso influencia na sua carreira?
R: Sou muito cobrada, exigida por em alguns momentos e a responsabilidade cai sobre mim, isso porque hoje sou uma pessoa pública e sempre manter uma imagem correta e centrada as vezes não é fácil, as vezes erro e tem um peso maior, mas ao mesmo tempo os pontos positivos em saber que algumas atletas se espelham em mim, me faz ter uma vida e seguir tentando sempre buscar o melhor isso é gratificante. Sempre segui os ensinamentos dos meus pais, nunca deixei e vou deixar de ser o que sou, vou seguir sempre na mesma cabeça e humildade que aprendi com eles, algumas mudanças irão acontecer, porque é necessário e inevitável diante de tudo isso, mas hoje influencia de uma maneira muito positiva e favorável, tanto dentro, como fora de quadra.

Como são seus treinamentos?
R: Treinamos de segunda a sábado, dois períodos na terça e na quinta, onde fazemos academia pela manhã e bola a tarde, nos outros dias que são apenas um período, é apenas bola. Os treinamos duram em media 2 horas todos os dias

Como você avalia o futsal feminino no Brasil e no mundo?
R: Esta evoluindo muito, hoje você bem mais adeptos do que antes, e uma paixão por jogar fantástica. Vejo uma evolução muito grande das equipes e seleções, atletas evoluindo e mostrando uma qualidade de jogo excelente, porém nos falta mais apoio de mídia para poder fazer esse esporte crescer e evoluir mais ainda!

Qual é a importância da sua família em sua carreira?
R: Minha família é meu tudo, hoje estou aqui por eles, faço tudo isso por eles, para retribuir tudo que fizeram por mim, eu sei que nada do que eu fizer vai se comparar ao que eles fizeram, mas poder lutar sozinha por uma faculdade, por uma construção de uma vida e isso sem ter que tirar nada do bolso deles é minha maior satisfação, é hoje eu sei que em muitos momentos eles sentem orgulho e poder escutar quando dizem isso, é importante demais e o que mais querer sempre mais



Comente sobre sua equipe atual, o convívio com as atletas e comissão técnica.
R: As vezes não muito boa, rsrs, mas mantemos uma relação profissionalista, algumas discussões e brigas, são normais. Com algumas atletas tenho uma relação ótima, somos uma família aqui dentro, mas você sabe quando uma sente que hoje você esta uma posição melhor e acaba te olhando diferente, porém dentro da quadra é outra história, lutamos pelo mesmo objetivo, então mantemos uma relação tranquila. E com a comissão é fantástico, pois hoje a gente briga demais, mas sei que é por querer melhorar, por seguirmos vencedoras e a nossa comissão aqui em Chapecó é fantástica.

 Você se espelha em alguém?
R: No meus pais sempre, mas tem dois jogadores que já encerraram suas carreiras que eu sempre me espelhei e atá hoje me espelho que são Manoel Tobias e Vander Iacovino e claro também nele que ainda esta atuando e é de outro planeta Falcão. Procuro me espelhar no que é bom, tanto dentro, como fora de quadra.

 Qual é o seu sonho e metas?
R: Ainda tenho um sonho de jogar uma olimpíada, quero ainda continuar conquistando o que já conquistei e buscar coisas novas, mas o meu maior sonho é ver o futsal olímpico e poder jogar!



Você pensa em jogar fora do Brasil? Já teve propostas?
R: Tive uma passagem por seis meses jogando na Espanha (Burela) onde tive a infelicidade de não conseguir conquistar títulos, mas foi um aprendizado e uma passagem muito boa. Hoje tenho algumas propostas para sair do Brasil, mas por enquanto nenhuma que me tenha motivado a querer sair!

 Você lançou um blog recentemente, qual a importância de uma mídia como essa?
R: É importante ao ponto de você poder divulgar sua carreira, o que as vezes não temos tempo para ficar colocando onde estamos, o que jogamos, como esta tudo e quando você consegue encontrar uma pessoa para fazer isso é muito bom, porque as pessoas querem saber, querem poder acompanhar. e é disso que precisa para poder evoluir, é com ações assim que ajuda o futsal a crescer e também os atleta! A gente acaba ganhando muito com tudo isso!

Você será homenageada na principal festa do nosso futsal brasileiro, A Noite das Personalidades do Futsal, como você recebeu esse convite?
R: Com uma grande mistura de sentimentos, fiquei meio sem saber o que dizer, é uma mistura de vontade de desligar o telefone e ligar pra casa na hora e contar porque sabia da emoção que meus pais ficariam. Me senti e sinto feliz demais, um convite desse onde você sabe que estará grandes nomes do futsal, onde você vê que seu nome também estará lá e sendo homenageado... eu me sinto feliz demais, realizada cada vez mais....
É seu trabalho sendo reconhecido, é o nome do futsal feminino levado ao lugar que merece.

 Deixe uma mensagem para as atletas que estão iniciando.
R: Nunca deixem de acreditar que tudo pode ser possível se fizermos o correto e se for da vontade de Deus… aprendi que devemos escutar a todos, porque é aí que aprendemos algumas lições, e nunca deixem de lado os valores que aprenderam em casa e vão aprender com as pessoas e a vida, porque são esses que vão te levar pelo melhor caminho. Nunca pise em ninguém e acredite que é melhor que todos, sejam pacientes, corajosos, persistentes e nunca desistam mesmo que vá surgir inúmeros obstáculos pelo caminho!, esses irão te deixar mais fortes ainda!



 BATE-BOLA
 UM LIVRO - A Bíblia
 TÉCNICO - Todos que passaram pela minha carreira (mas Eder Popiolski fez muita diferença na minha vida)
JOGADOR - Os humildes e de bom caráter
 FILME - A procura da felicidade e Dois Filhos de Francisco
 FÉRIAS - Casa, pai e mae, descanso.
 SONHO - Jogar uma olimpíada.
 SE NÃO FOSSE ATLETA VOCÊ SERIA.. Não faço ideia, minha vida desde os 5 anos sempre foi vinculada ao esporte, não sei o que estaria fazendo hoje!
 VANESSA POR VANESSA - Sempre em busca da melhoria contínua!

Acesse o Blog da atleta - http://vanessapereirafutsal.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário